A Marcella, minha querida irmã mais velha é quem mais recebe lá de casa. Ela vive inventando desculpas para fazer jantarzinhos, do tipo: caiu o dente do filho do vizinho, vamos comemorar! Maioria das vezes ela esquece de me convidar mas nunca esquece de pedir pra eu fazer essa torta e entregar na portaria. Sirva com sorvete de canela (receita arriba).
1 caixa de massa para torta (ou massa folhada)
1/2 cop de manteiga (sem sal)
3 col sopa de farinha de trigo
1/4 copo água
1/2 copo açucar refinado
1/2 copo (prensado) de açucar mascavo
1 col sopa essencia de baunilha
8 maças Granny Smith (a verdinha)
1)Preaqueça o forno a 220C. Deixe a sua assadeira de torta pronta já com a massa espalhada por toda a base e laterais.
2) Descasque as maças e corte em fatias finas.
3)Em uma panela derreta a manteiga e junte a farinha pra formar uma pasta. Adicione a água, a baunilha, o açucar refinado e mascavo e abaixe o fogo quando começar a ferver. Junte as maças e misture bem pra que fiquem bem cobertas com a calda. (Guarde um pouquinho de calda pra pincelar na treliça de cima da torta. Se engrossar demais coloque 10 segundinhos no micro.)
4) Espalhe a mistura com cuidado na assadeira e com a massa que sobrou, faça uma treliça em cima das maças. Outro post acima pra ensinar quem não souber...
5)Asse 15 minutos no forno, depois abaixe a temperatura pra 175C e cozinhe por mais 35-45 minutos até que as maças estejam macias e a massa dourada.