quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Oreos




Passei meses e meses xingando internamente o infeliz que teve a idéia de retirar Oreos do mercado brasileiro. A orelha dele só esfriou quando eu me deparei com essa receita. Aí o sol voltou a brilhar. Eu não faço a menor questão de comer bolachas recheadas e nunca me identifiquei muito com gente que come um pacote por vez. Prometo que vc nunca me verá com um Bono na boca (tanta coisa melhor pra gastar calorias..). Mas Oreos são a única exceção. Duvido que alguém sinta falta do pacotinho azul.

Para a massa:
-2 copos de farinha de trigo
-1/2 copo de cacau em pó (sem açucar)
-1/2 col chá de fermento em pó
-1/2 col chá de sal
-225g de manteiga amolecida
-3/4 copo açucar refinado
-1 gema de ovo grande
-1 col chá de extrato de baunilha

Para o recheio:
-60g de manteiga amolecida
-4 col sopa de gordura vegetal
-2 copos de açucar de confeiteiro peneirado
-2 col chá de extrato de baunilha

1) Junte a farinha, o cacau, o fermento em pó e o sal.

2) Bata a manteiga e o açucar com uma batedeira até que fique pálido e leve, depois bata a gema e a baunilha. Numa velocidade baixa, junte a mistura da farinha aos poucos, apenas até que a massa se forme e fique homogenea. Divida a mistura em dois e embrulhe cada pedaço em papel filme. Coloque na geladeira até que fique firme, por umas 2 ou 3 horas.

3)Pré-aqueça o forno a 180C. Unte duas assadeiras de biscoito.

4) Usando um rolo achate a massa entre dois pedaços de papel manteiga até que fique com +/- 1/2 cm de espessura. Coloque no freezer uns 10 minutos e repita com o outro pedaço da massa.

5) Com um cortador de biscoito ou um copo de boca pequena, corte o maximo de circulos que conseguir na massa. Transfira rapido os biscoitos para a assadeira, deixando um espaço de 5cm entre eles. Se a massa ficar mole demais, retorne ao freezer.

6)Asse por 10 a 12 minutos. Deixe 5 minutos na assadeira depois transfira para um rack para que esfrie totalmente. (Ele ficará crocante depois de frio).

7)Faça mais biscoitos com as sobras da massa e repita o processo outra vez.

8) Para fazer o recheio, bata a manteiga e a gordura vegetal em velocidade média até que fique macio e sem pedaços. Abaixe para a velocidade mínima e junte o açucar e a baunilha. Aumente para velocidade alta e bata mais 2 ou 3 minutos até que fique bem leve.

9)Depois de frio, coloque uma colher de chá cheia na parte reta de um biscoito e feche com outro. Armazene num tupperware hermético em temperatura ambiente. Happy Eating!

Sem comentários:

Enviar um comentário